sábado, 12 de fevereiro de 2011

O preparo dos docentes no Ensino Superior

    O corpo docente de uma instituição tem grande relevância na formação acadêmica dos seus alunos. No processo de ensino-aprendizagem o professor será o agente ativo que deverá facilitar esse processo com o intuito de formar bons profissionais e não apenas transmitir conteúdos.
    No entanto, observa-se que grande parte dos docentes em ciências contábeis e dos diversos cursos do ensino superior, em geral, não atende as expectativas quanto a preparação e qualificação para exercerem o magistério de forma eficiente. Muitos dos profissionais em Ciências Contábeis que compõem o quadro docente nas instituições de ensino superior, até possuem conhecimento profundo sobre determinada área da contabilidade, mas não possuem uma formação pedagógica ou não assumem o comprometimento com a arte de ensinar. Enquanto alguns poucos professores que buscam conhecer intensamente o processo de ensino-aprendizagem e assumem um compromisso com a educação, consequentemente, aperfeiçoam a sua prática como educador e facilitador do ensino, além de facilmente se destacar dos demais docentes, por fazerem parte de uma minoria.
    O compromisso do professor transcende o simples ato de transmitir conhecimento e experiências profissionais, pois também deverá estimular a construção do conhecimento através de procedimentos metodológicos de pesquisa, reflexão e posicionamento crítico. Deve-se compreender que o conhecimento está em constante desenvolvimento e que não existe uma verdade absoluta para determinados assuntos. E o que ocorre frequentemente é a transmissão de muitos conteúdos para os alunos, onde o professor não analisa se houve um real aprendizado sobre o assunto. Ou seja, há uma maior valorização no aspecto quantitativo do conhecimento, ao invés, dos aspectos qualitativos. De acordo com Marion, grande parte das Instituições de ensino superior, especialmente na área da contabilidade, constituem:


Verdadeiros centros de treinamento de recursos humanos, oferecendo diplomas de curso superior, atendendo o ego da maior parte da população. Em outras palavras, são feitas cópias do conhecimento alheio na transmissão dos professores para os alunos. (MARION, 1999, p.21)


    A partir dessa afirmação, destaca-se que os professores não devem apenas transmitir conhecimentos, mas sim estimular os alunos a produzirem conhecimento, onde o maior objetivo será a formação de excelentes profissionais, ao invés, de oferecer apenas a conclusão do curso superior.
    O despreparo dos professores do ensino superior causará conseqüências na formação dos alunos e refletirá no desempenho dos futuros profissionais. Pois se o atual sistema de ensino superior não atender a expectativa de oferecer uma excelente qualidade de ensino, como esperar que o seu principal usuário se torne um ótimo profissional? Um fato que demonstra a precariedade das instituições de ensino superior juntamente com o seu corpo docente é a abundante oferta de formandos despreparados para o acirrado mercado de trabalho, onde apenas uma parcela se destaca. Como bem observado por Antonio Pitela:


Os conhecimentos transmitidos pelos professores ao longo do curso vão moldando o perfil do futuro profissional. Portanto o indicador mais evidente do grau de participação do professor no processo de ensino aprendizagem é a competência dos profissionais por eles formados. (PITELA, 2000, p.32)

Por Michele Dias.

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