quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ética empresarial

   Um conjunto de valores éticos é uma importante ferramenta para que gerentes e colaboradores de uma forma geral, tomem decisões empresariais condizentes com as metas e convicções de sua empresa. No entanto, para solucionar problemas de consciência ética da organização, não basta apenas a realização de uma seleção de valores por parte da alta direção. Também será fundamental o total comprometimento da administração, assim como transparência e clareza sobre as razões da seleção de certos valores e princípios e a forma como estes serão aplicados às rotinas da entidade. Para um programa ético ser implementado com eficácia, serão imprescindíveis determinadas ações como: 
  • Incrementar condições favoráveis para a prática ética desde o início do processo;
  • Confiar e apoiar pessoas no caso de dilemas éticos;
  • Ser coerente em situações de adversidade;
  • Evitar o moralismo e aceitar as pessoas com suas virtudes e seus defeitos
   As razões para a adoção de um programa ético na organização são diversas, como a exigência de mercado e a prática da responsabilidade social. Nas atuais economias nacionais e globais, as práticas empresariais dos administradores e diretores, afetam diretamente a imagem da empresa para qual trabalham. Nas últimas décadas, diversos escândalos corporativos como as que ocorreram com a Enron, Parmalat e Worldcom, desencadearam uma crise de confiança por parte de investidores, acionistas, colaboradores, e consumidores. Para que a empresa possa se manter em meio a um mercado cada vez mais exigente e competitivo é essencial  prezar por uma sólida reputação de comportamento ético.
    A responsabilidade social, também é uma importante medida a ser considerada, e possui perspectivas diferenciadas e interdependentes, como a dimensão legal, dimensão econômica, dimensão ética e a dimensão filantrópica. Para exercer a responsabilidade social, será necessário o exercício continuado de ações éticas que possuam como objetivo o bem comum, como o desenvolvimento social e o respeito pelo ser humano, o respeito aos interesses e a dignidade dos consumidores, implementação de atividades culturais, educacionais e de lazer, oferta de melhores condições de trabalho e remuneração aos seus colaboradores, e a preservação do meio ambiente.
    Um ambiente eticamente saudável acarretará incalculáveis benefícios internos e externos para a organização. O ambiente de trabalho se tornará mais agradável assim como  grau de satisfação e coesão dos seus colaboradores aumentará, resultando em um aumento de produtividade, que também será refletida na boa imagem da empresa perante a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário